Previsões 2020/21 – Tempo de reconstrução no Thunder

Confira a projeção do Jumper Brasil para o reformulado time de Oklahoma City

Shai Gilgeous Alexander Thunder Fonte: Logan Riely/AFP

Previsões 2020/21 – Tempo de reconstrução no Thunder

Quem chegou

Al Horford (Philadelphia 76ers)
Trevor Ariza (Houston Rockets)
George Hill (Milwaukee Bucks)
Ty Jerome (Phoenix Suns)
Justin Jackson (Dallas Mavericks)
Darius Miller (New Orleans Pelicans)
Kenrich Williams (New Orleans Pelicans)
Frank Jackson (New Orleans Pelicans)
Aleksej Pokusevski (Draft, Olympiacos-GRE)
Théo Maledon (Draft, ASVEL-FRA)
Moses Brown (Portland Trail Blazers)

Quem saiu

Chris Paul (Phoenix Suns)
Dennis Schroder (Los Angeles Lakers)
Danilo Gallinari (Atlanta Hawks)
Steven Adams (New Orleans Pelicans)
Abdel Nader (Phoenix Suns)
Nerlens Noel (New York Knicks)
André Roberson (agente livre)
Terrance Ferguson (Philadelphia 76ers)
Deonte Burton (agente livre)
Kevin Hervey (Lokomotiv Kuban-RUS)
Devon Hall (Brose Bamberg-ALE)

Elenco

3- George Hill: armador, 34 anos
13- Frank Jackson: armador, 22 anos
11- Théo Maledon: armador, 19 anos
16- Ty Jerome: armador, 23 anos
2- Shai Gilgeous-Alexander: ala-armador, 22 anos
6- Hamidou Diallo: ala-armador, 22 anos
5- Luguentz Dort: ala-armador, 21 anos
8- Trevor Ariza: ala, 35 anos
34- Kenrich Williams: ala, 26 anos
44- Justin Jackson: ala, 25 anos
12- Darius Miller: ala, 30 anos
7- Darius Bazley: ala-pivô, 20 anos
22- Isaiah Roby: ala-pivô, 22 anos
17- Aleksej Pokusevski: ala-pivô, 19 anos
42- Al Horford: pivô, 34 anos
33- Mike Muscala: pivô, 29 anos
9- Moses Brown: pivô, 21 anos

Publicidade

Projetando o time

Titulares
George Hill
Shai Gilgeous-Alexander
Luguentz Dort
Darius Bazley
Al Horford

Principais reservas
Trevor Ariza
Théo Maledon
Hamidou Diallo
Frank Jackson
Aleksej Pokusevski
Mike Muscala

Publicidade

Técnico: Mark Daigneault

O “cara” da franquia

Shai Gilgeous-Alexander. Com as saídas dos principais nomes do time, como Chris Paul, Danilo Gallinari, Dennis Schroder e Steven Adams, as chaves da franquia definitivamente estão nas mãos do combo guard canadense de 22 anos. Shai é o presente e o futuro do Thunder. Na última temporada, apenas a sua segunda na NBA, ele mostrou uma evolução acima do esperado e foi o cestinha do time. Em 2020/21, o técnico do time de Oklahoma City, o novato Mark Daigneault, já deixou claro que pretende deixar a bola mais tempo nas mãos de Gilgeous-Alexander, ou seja, o jovem terá mais responsabilidades de armar as jogadas da equipe. Será uma espécie de teste para o canadense. Na posição 2, ele mostrou que dá conta do recado. E como playmaker?

Publicidade

Fique de olho!

Luguentz Dort. O ala canadense de 21 anos deixou uma ótima impressão em sua temporada de estreia na NBA, especialmente na série de playoffs contra o Houston Rockets. Defensivamente, Dort foi muito elogiado por todo o seu esforço e capacidade física e atlética de marcar o principal jogador do perímetro adversário, no caso do Rockets, James Harden. No jogo 7 da série, ele fez história ao anotar 30 pontos. Até então, LeBron James e Kobe Bryant eram os únicos a terem conseguido marcar mais de 25 pontos em uma sétima partida de pós-temporada, quando tinham 21 anos ou menos. Em 2020/21, terá mais espaço e responsabilidade em quadra. A expectativa é pela evolução de Dort na parte ofensiva, sobretudo no ataque à cesta e na consistência dos arremessos do perímetro.

Publicidade

O ponto de interrogação

Os veteranos Al Horford / George Hill / Trevor Ariza. O Thunder reformulou praticamente todo o elenco e, como parte do processo, adquiriu três veteranos via trocas. Pelo tempo de contrato (três anos), Horford parece destinado a ficar mais tempo na franquia do que Hill e Ariza, que têm apenas uma temporada de vínculo garantido. Inicialmente, Horford e Hill deverão ser titulares e exercer o papel de lideranças positivas junto ao jovem elenco do time de Oklahoma City. A dúvida é sobre o tempo de quadra deles, visto que a ideia do Thunder é dar bastante espaço para os mais novos. Ariza, por sua vez, é uma incógnita. Especula-se que o jogador, que ainda não se apresentou à equipe por conta de problemas particulares (ele responde a um processo que pode resultar na perda da guarda de um dos seus filhos), poderá até ser dispensado.

Publicidade

O que esperar do Thunder em 2020/21?

A esperada reformulação profunda do Thunder veio nesta temporada. Nada menos do que 11 caras novas (algumas não tão novas assim) chegaram à equipe. Nomes importantes como Chris Paul, Danilo Gallinari, Dennis Schroder e Steven Adams, que foram importantes para a improvável classificação aos playoffs em 2019/20, não fazem mais parte do elenco.

Publicidade

Como não poderia deixar de ser, a comissão técnica também mudou. Saiu Billy Donovan, que comandou o time de Oklahoma City nas últimas cinco temporadas, e chegou Mark Daigneault, de apenas 35 anos. O novo comandante, inclusive, era assistente do antigo treinador e conhece bem as poucas peças do elenco que permaneceram.

Obviamente, as ambições da franquia mudaram. Figura constante nos playoffs – foram dez aparições nas últimas 11 temporadas -, a nova realidade do Thunder é bem diferente. O foco da equipe vai ser desenvolver os jovens do elenco, que tem Shai Gilgeous-Alexander como figura central, e aproveitar ao máximo a enorme quantidade de escolhas de Draft dos próximos anos (quase 20 de primeira rodada até 2026).

Publicidade

O gerente-geral do Thunder, Sam Presti, é o nome certo para essa reconstrução. Há 13 anos no cargo, ele moldou a equipe que chegou às finais da NBA, em 2012, através do recrutamento. Kevin Durant (segunda escolha geral em 2007), Russell Westbrook (quarta escolha em 2008), James Harden (terceira escolha em 2009) e Serge Ibaka (24ª escolha em 2008). Todos selecionados por Presti. A ideia é repetir a dose nos próximos anos, acumulando o máximo de talentos possível. Vai conseguir? Difícil responder isso agora, mas uma coisa é certa: não dá para duvidar da capacidade de Presti.

Projeção Jumper Brasil

Divisão Noroeste: 5º lugar
Conferência Oeste: 15º lugar

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:

Publicidade

Instagram
Youtube
Twitter
Facebook 

Últimas Notícias

Comentários