Tatum lidera, Celtics bate Heat e vai às finais da NBA

Boston ofuscou outra grande noite de Butler e disputará as finais após 12 anos

Tatum celtics heat finais Fonte: Andy Lyons/AFP

Com grande atuação do trio de astros, sobretudo Jayson Tatum, o Boston Celtics venceu o Miami Heat fora de casa por 100 a 96, neste domingo (29), é campeão da Conferência Leste e disputará as finais da NBA após 12 anos. Além de Tatum, Marcus Smart e Jaylen Brown foram fundamentais para o título com 24 pontos cada.

Assim, as três estrelas de Boston se tornaram o primeiro trio com 20 pontos e cinco assistências em um jogo 7 desde Magic Johnson, James Worthy e Byron Scott nas finais da conferência de 1988. Como resultado do triunfo, o Celtics fará sua 22ª aparição em finais e é a segunda franquia com mais participações, atrás apenas o Los Angeles Lakers, com 32.

Publicidade

Mesmo vindo de uma derrota em casa no Jogo 6, o time de Ime Udoka começou o duelo na FTX Arena de outra forma. Com um primeiro quarto intenso, conseguiu abrir boa vantagem e com excelente defesa ao longo de toda a partida, conseguiu manter-se à frente do placar os 48 minutos disputados.

Por outro lado, o Miami Heat teve um início oposto ao da sexta-feira e não conseguiu recuperar a diferença. O time lutou muito, especialmente Jimmy Butler que teve outra grande atuação com 35 pontos. O astro de Miami chegou ao seu oitavo jogo de 30 pontos nesta pós-temporada. Essa é a maior marca de um jogador do Heat em um mesmo playoffs desde LeBron James em 2013.

Publicidade

Bam Adebayo também foi outra figura importante no ataque do time de Erik Spoeltra. Afinal, o pivô terminou a noite com 23 pontos e 11 rebotes. Kyle Lowry demorou, mas engrenou no final do duelo, terminando com 15 pontos.

O jogo

A partida começou melhor para o Boston Celtics, que chegou a abrir 9 a 1 nos três primeiros minutos. Mesmo após um pedido de tempo, o time de Ime Udoka continuou mais incisivo e abriu 15 pontos já na parte final do período. A defesa celta, então, prevalecia enquanto o ataque aproveitava as oportunidades criadas. O coletivo sobressaiu com vários jogadores, titulares ou não, pontuando. 32 a 17 para o time visitante.

Publicidade

O segundo período começou semelhante. O Heat esboçou uma melhora e conseguiu bolas importantes para se manter na disputa. Contudo, o Celtics manteve a partida sob controle com ótimas aparições de Jayson Tatum e Jaylen Brown. Contudo, minutos antes do intervalo, Jimmy Butler tomou conta do jogo. O astro anotou 18 pontos no segundo quarto e foi o responsável pela diferença cair para seis pontos. 55 a 39.

Enquanto Boston dividia sua pontuação entre mais jogadores, Miami era praticamente dependente de Butler e Adebayo. Assim, na volta dos vestiários, o time visitante passou a manter o placar com uma diferença sempre em torno dos dez pontos. A essa altura, o Heat ainda não tinha liderado o placar por nenhum segundo, mas o nível de disputa tornou-se maior. 82 a 75.

Publicidade

O último quarto foi muito brigado. Dessa forma, os astros e os jogadores mais experientes passaram a controlar o jogo. Então, Tatum e Butler protagonizaram as tramas ofensivas de suas equipes, enquanto Lowry e Smart, por exemplo, comandavam as defesas e os lances de mais malícia. O duelo era intenso e disputado. Com dois minutos restantes, o Celtics conquistou uma vantagem importante de nove pontos.

(4) Boston Celtics 100 x 96 Miami Heat (3)

Destaques

Publicidade

Boston

Jayson Tatum: 26 pontos, dez rebotes, seis assistências e 4-7 do perímetro
Jaylen Brown: 24 pontos, cinco rebotes e seis assistências
Marcus Smart: 24 pontos, nove rebotes, cinco assistências e 3-10 do perímetro
Grant Williams: 11 pontos e seis rebotes

Publicidade

Miami

Jimmy Butler: 35 pontos, nove rebotes e 8-11 em lances livres
Bam Adebayo: 25 pontos, 11 rebotes e quatro assistências
Kyle Lowry: 15 pontos, sete rebotes e três assistências
Victor Oladipo: nove pontos, cinco rebotes e três assistências

Publicidade

Leia mais!

Ime Udoka diz como vencer o Jogo 7: “Não podemos dar vida ao Heat no início”
Butler revela “conselho” de Dwyane Wade antes de jogo incrível contra o Celtics
Draymond Green: “Nós vamos enfrentar o Celtics na final”

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários